quinta-feira, 19 de junho de 2008

Apresentação

Apresentação
A Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf), propõe-se a organizar a integração e articulação dos Centros e Diretórios Acadêmicos (CA’s e DA’s), sendo um movimento historicamente comprometido com a construção de uma sociedade justa e solidária, utilizando, principalmente, a defesa dos campos em que temos maior vínculo, neste podendo-se citar: a educação, na qual objetiva-se uma universidade pública, gratuita, laica e referenciada socialmente; e na saúde: visando a consolidação na prática do Sistema Único de Saúde, sendo esta uma conquista popular da saúde.
Na busca pela efetivação destas bandeiras, a ENEEnf introduz a mudança da cultura e organicidade do Movimento Estudantil de Enfermagem(MEEnf), através da ativação e fortalecimento de processos formativos vinculados a fim de proporcionar o protagonismo e organização dos estudantes enquanto sujeitos coletivos, conscientes de sua opção frente ao mundo, sendo os lutadores e lutadoras do povo.

E nesse contexto, a ENEEnf realiza seus encontros e processos formativos como:
O Congresso Brasileiro de Estudantes de Enfermagem (CBEEn), acontece anualmente nos meses de janeiro/fevereiro .
Nos meses de abril e novembro, acontecem os Conselhos Nacionais de Entidades Estudantis de enfermagem (CONEEEnf’s), nos quais CA’s e DA’s, buscam formação política e deliberações sobre o movimento estudantil de enfermagem.
Entre os meses de julho/agosto, com duração de uma semana, promove-se e realiza-se o Encontro Nacional de Enfermagem (ENEEn), momento de maior aglutinação do movimento estudantil de enfermagem do

Brasil, consequentemente maior fórum deliberativo do mesmo. Este possui em seu histórico, grande número de realizações estudantis e debates relacionados aos aspectos socioeconômicos, políticos e científico que se inserem no contexto da enfermagem á nível nacional.

Justificativa
Em vista aos esclarecimentos, a União de Estudantes de Enfermagem do Paraná, presente no 30º ENEEn, através da Articulação Curitibana de Enfermagem (representada pelo Centro Acadêmico de Enfermagem Alice Michaud – PUCPR; Centro acadêmico de Enfermagem – UEM e Coletivo Levanta ou CAE?! - UFPR), compreendeu a necessidade de manter e promover todo este “movimento” nacional em torno da formação dos estudantes, dando luz principalmente à importância de prosseguir com a construção das lutas e bandeiras históricas do MEEnf, as quais visam uma sociedade justa e igualitária. Neste sentido então, unindo coletivamente as esferas estudantis do Paraná e Santa Catarina – considerados pela ENEEn, a Loco Sul II – de forma que se comprometam na edificação deste encontro, já que em algumas cidades e Universidades dos mesmos esta realidade não está consolidada.
Com efeito, a atual situação da enfermagem brasileira no âmbito estudantil da Loco Sul II, optou pela transformação do quadro. Trazendo ao Paraná o 31º ENEEn no ano de 2008, e desta forma tendo por sede a cidade de Curitiba e como organização a Articulação Curitibana de Enfermagem.

Objetivos
Construir o XXXI Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem, a fim de levar e incentivar a discussão acerca do movimento estudantil de enfermagem e os rumos da profissão, discutir assuntos relevantes a o movimento estudantil de enfermagem e geral, despertar nos estudantes de enfermagem futuros profissionais a consciência cidadã a cerca da realidade Brasileira para a partir daí fazer a transformação social necessária.
Definir os rumos do MEEnf , articular – se com os movimentos sociais , Executivas de curso e Sindicatos a cerca de fortalecer o MEEnf do Brasil na transformação da Saúde.

Nenhum comentário: